segunda-feira, 30 de maio de 2011

A postura adequada para dirigir


Quando estiver dirigindo traga o assento dianteiro do automóvel para frente, de modo que seus joelhos fiquem mais altos do que seus quadris. Isso faz com que os músculos da região lombar sejam menos solicitados. 
Se o assento estiver muito longe do acelerador ou do freio, você terá tendência a curvar as costas cada vez que tentar alcançar o pedal. 
Quando suas costas se curvam dessa maneira, sua pélvis se inclina para frente; os músculos extensores das costas, ao tentarem colocar a pélvis de volta no lugar, poderão sofrer espasmos.
Além disto, também é possível induzir um espasmo quando você se estica para trás para pegar para pegar um objeto que está no banco traseiro.
Uma almofada inflável ou um travesseiro de contorno anatômico poderão ajudá-lo a evitar o mal-estar das costas enquanto dirige.



















    Posição do corpo
    
O corpo precisa estar preso ao banco, de tal forma que não escorregue nas curvas. As coxas devem ficar encostadas no assento. A cabeça, próxima ao protetor de coluna.

    Posição do banco
    
As pernas devem ter espaço suficiente para acionar os pedais. Nem muito esticadas, nem muito dobradas. Se ficarem muito longe, o pé pode escapar numa situação de emergência. Se estiverem perto demais, podem sofrer lesões em caso de choque dianteiro.

    Punho no volante
    Os braços não devem ficar esticados, nem dobrados demais. A melhor forma de medir a distância certa é colocar os punhos sobre o volante, com as costas junto ao banco.

    Altura do banco
    
A altura correta do banco vai permitir ao motorista um maior campo de visão. Também não pode ficar alto demais, deixando a cabeça tocar o teto do carro.

    Coluna de direção
    
A inclinação e a distância do volante (nos carros com coluna regulável) não alteram a segurança. A melhor posição é a que permitir leitura fácil do painel de instrumentos. As alterações influem apenas no conforto do motorista.

    Cinto de segurança
    
O cinto deve ficar firme no corpo. Nenhuma das duas faixas (abdominal e diagonal) pode ficar frouxa, porque permitirá o deslocamento do corpo em caso de choque.

    Manobras com o volante
    
O volante deve ser segurado com as duas mãos, na posição "15 para as três" (ao lado), deixando os dedos próximos aos comandos das luzes de direção (piscas) e dos limpadores de vidros (acima). Nas curvas à direita, o volante é empurrado com a mão esquerda, e nunca puxado com a direita. Nas curvas à esquerda, faz-se o 
contrário. 


Pé apoiado no chão







Se o pé que acelera não estiver com o calcanhar encostado no chão, sua perna vai ficar cansada muito mais rapidamente, principalmente nos músculos anteriores da coxa.




Joelho fora do banco
                                                       










Na altura do joelho, suas pernas não podem ficar apoiadas sobre a borda do banco.

Caso isso ocorra, a parte inferior do joelho apertada contra o banco comprime nervos, artérias e veias dessa região.As conseqüências são dor, formigamento e inchaço na perna.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Como ficar em pé


                        ·            Fique o mais ereto possível;
                                                ·           Mantenha o abdome contraído;
                        ·           Use a força dos músculos da coxa para manter-se em pé;
                        ·           Mantenha os joelhos ligeiramente dobrados;




Se você tem que ficar muito tempo em pé, ou se você sente um mal-estar nas costas sempre que é obrigado a ficar nessa posição, é bom que você faça exercícios de alongamento para o músculo flexor do quadril ou para os músculos da coxa. Músculos flexores do quadril enrijecidos farão com que sua pélvis se incline para frente o que forçará o músculo das costas.



1 - Alongamento do Flexor do Quadril

Ajoelhar sobre ambos os joelhos e colocar a perna boa à frente, com o pé firmemente apoiado no chão. 
Dessa posição, inclinar o tronco para frente, tentando empurrar a pélvis em direção ao chão, enquanto, suavemente, arqueia as costas até sentir alongar a parte da frente do quadril.
Manter por 30 segundos e repetir 3 vezes.




2 - Alongamento do Quadíceps

Em pé, de cabeça erguida, manter o lado são do corpo junto à uma parede e apoiar a mão contra ela. Com a outra mão, segurar o tornozelo da perna lesionada e levar o calcanhar para cima, em direção à nádega.
Não arquear as costas.
Manter a posição por 30 a 60 segundos e repetir 3 vezes.



quinta-feira, 26 de maio de 2011







A humanidade padece de dor nas costas desde que aprendeu a se locomover sobre os dois pés, há milênios.
Cerca de 80% das pessoas têm ou já tiveram lombalgia ou ainda vão ter

 Somos um país de pessoas assimétricas. É verdade, pelo menos é o que indica um estudo da Universidade de São Paulo recém-saído do forno, a maioria dos brasileiros, ou, para usar um dado mais preciso, 68% da nossa população, tem uma pequena inclinação do ombro para a direita. A diferença entre um lado e outro fica entre 2 e 3 graus para menos. Além disso, 55% apresentam uma inclinação à direita da bacia e 64% entortam ligeiramente a cabeça para o mesmo lado.


A região lombar está sujeita a forças e tensões mecânicas muito poderosas, mesmo durante a mais simples atividade cotidiana. E infelizmente somente nos preocupamos em cuidar de nossas costas depois de terem um problema.
Se técnicas adequadas de como poupar a coluna pudessem se ensinadas desde cedo na vida, desde a época em que estamos na escola primária, certamente muito sofrimento poderia ser evitado.A quantidade incrível de dinheiro gasto com tratamento médico e as horas de afastamento do trabalho também diminuiriam.
Pensando em tudo isto, vamos mostrar os principais 7 principais atividades que a maioria de nós fazemos e comentar cada uma delas explicando onde e porque agredimos nosso coluna. Em seguida daremos dicas de como evitar estas agressões.
Comecemos pelo dormir
Algumas pessoas quando vão procurar o terapeuta entram torcidas como um saca-rolhas por causa da dor na coluna e de espasmos, e bastante espantados, porque estavam perfeitamente bem quanto tinham ido se deitar na véspera.
Determinadas posições podem desencadear dores nas costas e espasmos. Se você dormir de costas com os braços sobre a cabeça ou atrás do pescoço, a curva natural das suas costas será acentuada, forçando os músculos que poderão entrar em espasmo. Desse modo, se você só consegui dormir de costas, coloque um travesseiro sob os joelhos para aliviar parte da tensão sobre os músculos da região da coluna ou então tente se habituar a dormir com os braços do lado do corpo. Saiba que alguma pessoas roncam quando dormem de barriga para cima.
Dormir de bruços é um da posições que causam maior torção na coluna cervical pois nessa posição a cabeça não consegue acompanhar o restante do corpo porque não pode ficar com o rosto dentro do travesseiro pois ficaria sufocado.
Ao dormir de bruços -barriga para baixo- o corpo fica em posição correta,  mais a cabeça fica torcida, girada para os lados durante 6 a 8 horas. No período de sono há um relaxamento muscular e isso permite que as estruturas sejam torcidas por um processo dinâmico de ação direta, sem haver nada que o limite. Por este motivo muitos pacientes acordam com dores.
Se você só consegue dormir assim, coloque um travesseiro diretamente sob o estômago, na altura da cintura, para achatar a curvatura e aliviar a sobrecarga do músculo.









Provavelmente a melhor posição para dormir é de lado 

 como os joelhos dobrados contra o peito.






Uma boa noite de sono pode proporcionar um acordar mais humorado e proporcionar um dia mais agradável. Você sabia que dormir bem pode contribuir com a sua longevidade?
Sendo assim, para que você tenha mais vida e uma boa noite de sono, saiba como escolher o travesseiro ideal.



Como escolher o travesseiro ideal ???


Qual o travesseiro ideal?
O ideal é que o travesseiro deve manter a cabeça e o pescoço alinhados à coluna cervical, promovendo o relaxamento dos músculos do corpo para um sono verdadeiramente reparador. Para a escolha correta do travesseiro, é importante identificar o suporte do seu travesseiro.                                                          





Se você dorme de lado: o ideal é escolher um travesseiro de suporte firme e com altura que preencha o espaço entre o ombro e o pescoço. Para proporcionar ainda mais conforto, você pode colocar um travesseiro entre as pernas ou mesmo na curvatura da cintura, conforme a imagem.





 Se você dorme de costas:O travesseiro deve possuir suporte médio e com altura que preencha o espaço da nuca, para evitar a flexão do pescoço. Você pode dar apoio a coluna com outros travesseiro, como mostra na imagem.


Para quem dorme de bruços:
Saiba que esta posição não é a mais indicada para uma noite de sono.

Dormir de bruços é uma das posições que causam maior torção na coluna cervical, pois nessa posição a cabeça não consegue acompanhar o restante do corpo porque não pode ficar com o rosto dentro do travesseiro, caso contrário ficaria sufocado.
Mas se é inevitável e esta é sua posição preferida para dormir, escolha um travesseiro de suporte suave ou médio, mais baixo e macio.