segunda-feira, 30 de maio de 2011

A postura adequada para dirigir


Quando estiver dirigindo traga o assento dianteiro do automóvel para frente, de modo que seus joelhos fiquem mais altos do que seus quadris. Isso faz com que os músculos da região lombar sejam menos solicitados. 
Se o assento estiver muito longe do acelerador ou do freio, você terá tendência a curvar as costas cada vez que tentar alcançar o pedal. 
Quando suas costas se curvam dessa maneira, sua pélvis se inclina para frente; os músculos extensores das costas, ao tentarem colocar a pélvis de volta no lugar, poderão sofrer espasmos.
Além disto, também é possível induzir um espasmo quando você se estica para trás para pegar para pegar um objeto que está no banco traseiro.
Uma almofada inflável ou um travesseiro de contorno anatômico poderão ajudá-lo a evitar o mal-estar das costas enquanto dirige.



















    Posição do corpo
    
O corpo precisa estar preso ao banco, de tal forma que não escorregue nas curvas. As coxas devem ficar encostadas no assento. A cabeça, próxima ao protetor de coluna.

    Posição do banco
    
As pernas devem ter espaço suficiente para acionar os pedais. Nem muito esticadas, nem muito dobradas. Se ficarem muito longe, o pé pode escapar numa situação de emergência. Se estiverem perto demais, podem sofrer lesões em caso de choque dianteiro.

    Punho no volante
    Os braços não devem ficar esticados, nem dobrados demais. A melhor forma de medir a distância certa é colocar os punhos sobre o volante, com as costas junto ao banco.

    Altura do banco
    
A altura correta do banco vai permitir ao motorista um maior campo de visão. Também não pode ficar alto demais, deixando a cabeça tocar o teto do carro.

    Coluna de direção
    
A inclinação e a distância do volante (nos carros com coluna regulável) não alteram a segurança. A melhor posição é a que permitir leitura fácil do painel de instrumentos. As alterações influem apenas no conforto do motorista.

    Cinto de segurança
    
O cinto deve ficar firme no corpo. Nenhuma das duas faixas (abdominal e diagonal) pode ficar frouxa, porque permitirá o deslocamento do corpo em caso de choque.

    Manobras com o volante
    
O volante deve ser segurado com as duas mãos, na posição "15 para as três" (ao lado), deixando os dedos próximos aos comandos das luzes de direção (piscas) e dos limpadores de vidros (acima). Nas curvas à direita, o volante é empurrado com a mão esquerda, e nunca puxado com a direita. Nas curvas à esquerda, faz-se o 
contrário. 


Pé apoiado no chão







Se o pé que acelera não estiver com o calcanhar encostado no chão, sua perna vai ficar cansada muito mais rapidamente, principalmente nos músculos anteriores da coxa.




Joelho fora do banco
                                                       










Na altura do joelho, suas pernas não podem ficar apoiadas sobre a borda do banco.

Caso isso ocorra, a parte inferior do joelho apertada contra o banco comprime nervos, artérias e veias dessa região.As conseqüências são dor, formigamento e inchaço na perna.

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